


Território
| Icapuí
Bioma: Cerrado -
Icapuí, último município da Rota das Falésias, assume um papel relevante como grande produtor de lagostas. A economia local está intrinsecamente vinculada à pesca desse crustáceo, sendo este um pilar essencial para a subsistência da comunidade. O sistema alimentar em Icapuí, portanto, destaca-se pela exímia utilização da lagosta em diversas preparações, conferindo singularidade à culinária local.
Inicialmente, chamava-se Caiçara, que quer dizer “cerca de galhos”; depois Icapuí, do Tupi igarapui, que quer dizer, canoa ligeira.
Território de falésias, dunas, manguezais. A gastronomia chega do mar: lagosta; pirão de lagosta; ensopado de lagosta; sururu; moqueca de búzios; caranguejada; cólera de algas, panqueca de algas ao molho de maracujá. Também, galinha ao leite de coco, peta, tapioca, beiju.
Uma agricultura marcada pelas culturas de: caju, mandioca, milho, feijão, aspargo, cana de açúcar.
Para visitar: pesca artesanal, casa de farinha, engenho de cachaça, mercado de artesanato; participar do festival da lagosta, deslumbrar-se com o pôr do sol na praia de Tremembé.
| Lugares
- Lugar de comer e beber - Lugar de visitar e passear
Icapuí
Na Barraca do João Velho, a cozinha está sob a responsabilidade de Zenaide da Silva, gastrônoma e marisqueira; onde há uma gastronomia feita à base de produtos do mar, como siri, saúna, carapicu, caranguejo, búzio, e outras delícias que chegam das águas. No seu cardápio, os destaques são as moquecas.
- Lugar de comer e beber - Lugar de comprar - Lugar de visitar e passear
Icapuí
Um projeto de plantio e colheita de algas marinhas que mostra as possibilidades de manejo ecológico e da ampliação de alimentos que chegam do mar. São muitas as vivências neste projeto, como visitas orientadas para conhecer as plantações de algas, experiências culinárias com comidas à base de algas como geleia, mousse e arroz com algas; também conhecer outros produtos como a gelatina de algas.
- Lugar de apreciar e se emocionar - Lugar de comer e beber - Lugar de comprar - Lugar de ver e ouvir - Lugar de visitar e passear
Icapuí
Pescadora de alto-mar, trabalha na pesca da lagosta. Realiza o seu ofício com o “manzuá” – armadilha de pesca. Em cada viagem ao mar, Sidneia leva em seu barco de 80 a 100 armadilhas. No período do defeso, Sidneia desenvolve a atividade de agricultura no manejo e na colheita do caju. Para conhecer e vivenciar a pesca e a culinária com os frutos do mar, Sidneia possibilita hospedagem, refeições, e experiências de pesca com viagens no seu barco.


O mapa é regularmente atualizado e complementado para tornar-se sempre vivo e funcional.