Lugar de comer e beber | Lugar de visitar e passear
Icapuí

Barraca do João Velho

Ofício

Cozinheiro

Atualmente, eu sou a marisqueira que virei gastrônoma.

Sobre

Na Barraca do João Velho, a cozinha está sob a responsabilidade de Zenaide da Silva, gastrônoma e marisqueira; onde há uma gastronomia feita à base de produtos do mar, como siri, saúna, carapicu, caranguejo, búzio, e outras delícias que chegam das águas. No seu cardápio, os destaques são as moquecas.

Como aprendeu?

Na verdade, toda a vida trabalhei como marisqueira. Minha mãe é pescadora e marisqueira. Meu pai é Pescador, e a gente vem, né? De uma, de uma cultura de que mãe marisqueira e pai pescador, os filhos também acompanhavam, né?
Por muitos anos, a gente tirava nossa comida daqui mesmo. Pegava siri, pegava saúna, carapicu e caranguejo. Quando eu era criança, minha mãe ia ali, catava uns búzios, fazia uma farofa e, ali, era o nosso café. Meu pai ia ali, dava um lance de tarrafa, trazia saúna e fritava com farinha d’água. O principal que a gente tinha que ter na nossa casa era um balde de farinha que servia como arroz, como feijão. E pela necessidade, também pela necessidade de sobrevivência, né? A gente começou na culinária, aí aquela farofa de búzios que minha mãe fazia junto com meu pai, junto comigo. Ela se tornou a moqueca de búzios.

Com que idade aprendeu?

De criança

Quais as principais ferramentas do seu ofício?

Hoje, conta com uma cozinha profissional.

Quais os materiais do seu ofício?

Panelas, frigideiras, fritadeiras, equipamento de cozinha.

Quais os produtos do seu ofício?

Eu prezo muito por tirar da praia aquilo que nós vendemos. Que é o búzio, o Siri, saúna, o carapicú, a nossa lagosta. Também os peixes.

Principal produto:

M minha especialidade são as moquecas. Quem vem para cá, vem para comer uma moqueca de arraia que ele não encontra canto nenhum.

Onde acontece o ofício?

Na cozinha profissional.

Qual a frequência de produção?

Diária

Vende o que produz?

Sim

Onde vende?

Na minha comunidade

Você acha que a sua comida/criação é importante para a Cultura Alimentar do seu território?

A base de cultura. Eu falo muito que é tipo quando eu saio da, da minha, do meu município para ir para outro outra cidade, outra capital, levar a minha culinária, o nome da barraca, porque não é o nome de Zenaide, é o nome da barraca João velho, que é meu pai. Eu digo que eu não estou divulgando a barraca, mas eu estou divulgando o meu município porque as pessoas vão perguntar da onde é. “Onde é que fica essa barraca?”. Você imagina se eu saísse, se a barraca de uma velha saísse daqui, da praia de Requenguela para estar lá numa beira mar, em Fortaleza? Mas como nós estamos aqui direto, há 48 anos, é simplesmente uma barraca. Hoje eu digo que ela é conhecida mundialmente.

Qual é a história dessa receita/comida/peça/criação?

Eu poderia estar fazendo minhas receitas diferentes, eu poderia ter mudado todo o meu repertório de alimentação e eu continuo do mesmo jeito. Há 28 anos atrás, eu continuo do mesmo jeito. Eu tenho um cliente que chega aqui há 10 anos atrás, que ele passou por aqui, que comeu uma moqueca e ele chega hoje aqui, ele diz que é a mesma moqueca que ele comeu a 10 anos atrás. Ele comeu agora, né? Então assim eu zelo muito por isso.

Empresa comercial

Barraca do João Velho

Apresentação da empresa comercial

Barraca de praia com pratos típicos do litoral leste, famosa por suas moquecas.

Endereço

Praia de Requenguela, ICAPUÍ-CE
Horário de funcionamento
De segunda a Domingo, de 9h às 17h. Na praia de Requenguela, em Icapuí.
COMPARTILHE:
Facebook
Telegram
WhatsApp

O mapa é regularmente atualizado e complementado para tornar-se sempre vivo e funcional.

Pular para o conteúdo