Sobre
Para o povo Kanindé, o feijão, a fava e o milho têm papel importante na construção de sua cultura alimentar. Usado em vários preparos, como o pão de milho e a canjica doce, o povo Kanindé tem no milho uma “comida forte”, que perpassa tanto o cotidiano como ritos locais.
Nesse sentido, destaca-se o muncunzá, preparo a base de milho cozido, que pode ser doce ou salgado, acompanhado de coco ou de carnes.
Assim, buscando construir uma discussão junto aos jovens da escola indígena a respeito de suas práticas alimentares e a relação delas com a ancestralidade de seu povo, deu-se origem a Festa do Muncunzá, como forma de celebração da colheita.
Realizada desde 2012, a Festa do Muncunzá do povo Kanindé acontece no mês de junho e é organizada por toda a comunidade, a partir da articulação de esforços e doações, para preparar diversos pratos e bebidas. Sendo uma festa aberta ao público geral, as comidas são distribuídas em celebração e com diversos momentos de interação, como oração de agradecimento pela colheita e a dança do Toré.
Referências:
O mapa é regularmente atualizado e complementado para tornar-se sempre vivo e funcional.