Pessoa entrevistada
Rose Barbosa
Sobre
O Centro de Referência do Café de Sombra é um importante espaço de concentração e distribuição de produtos locais. Um espaço permeado pela cultura alimentar que tem o café como grande protagonista e onde é possível provar os bolos de banana de mulheres da Serra do Evaristo ou as trufas de pimenta com café, além de ouvir histórias sobre a região e, obviamente, seu principal produto: o café.
Quais os materiais do seu ofício?
grande variedade de café (decantado e coado)
Quais os produtos do seu ofício?
trufas (principalmente pimenta com café), brownie, bala de banana com café, bolo de chocolate com café, licor de café
Vende o que produz?
Somos muito mais um polo de concentração de produtos locais
Por que estar nesse Mapa seria importante?
Você acha que a sua comida/criação é importante para a Cultura Alimentar do seu território?
Sim, pois vem da memória, promove qualificação profissional e gera renda, com insumos locais
Localizado em Baturité, na parte alta da cidade, já na serra. Localização estratégica (na CE e no triângulo Baturité/Mulungu/Guaramiranga), na comunidade do Uirapuru. Diversas ações do Centro são também ações da comunidade, como nosso banco de mudas e a capacitação da população local.
Como o estabelecimento se insere na cultura alimentar cearense?
Consolidando o objetivo do centro: conservação da cultura do café de sombra desde o manejo, beneficiamento e seus produtos. Ao todo, são 42 pequenos produtores, que a partir da memória oral, tentamos entender como ele era trabalhado no cotidiano. Reconhecer, valorizar e conservar.
Quais equipamentos culturais (museu, escola) dialogam com o estabelecimento?
Temos relação com os sítios locais (consultoria técnica-agrícola sem custos), o projeto “tem café na escola” (educação patrimonial), em relação estreita com o IFCE Guaramiranga e a futura instalação da cozinha experimental.
Quais projetos o estabelecimento desenvolve?
Tem café na escola, Guardiões do Uirapuru (educação ambiental), Sou daqui (capacitação da população local e relação com a memória alimentar)
O estabelecimento desenvolve ações que reforçam a sustentabilidade e a boa relação com o meio ambiente?
Temos a prática da reutilização da borra do café, do uso como adubo e fabricação de sabão com a borra do café e o óleo de cozinha de restaurantes do entorno. Não utilizamos plástico, tudo a base de papel. Temos também uma composteira para as cascas de frutas dos sucos comercializados. Temos um Banco de Mudas, que doamos para sítios em reflorestamento.
Quais as principais datas/eventos do estabelecimento?
14/abril (dia mundial do café): geralmente fazemos ações técnicas e lúdicas, e atrações turísticas
Qual é a história dessa receita/comida/peça/criação?
É como se falássemos de coleções: são receitas que vêm de vários lugares, como os bolos da Serra do Evaristo; como os bolos de mulheres que se qualificaram por conta do Centro e transforaram seu trabalho em produtos de alta qualidade; o próprio café do Centro, com um mestre de torra que tem uma história de vida relacionada à terra… é a história da construção de coleções. Quem entra no Centro e se dispõe a ouvir, compreendem a importância disso.
Apresentação da empresa comercial
Centro de Referência do Café de Sombra
Referências:
O mapa é regularmente atualizado e complementado para tornar-se sempre vivo e funcional.