Território
| Fortim
Bioma: Caatinga -
Fortim emerge como um ponto de destaque na diversidade de biomas presentes na Rota das Falésias. Compreendendo desde áreas de manguezais ao longo do Rio Jaguaribe até o litoral propício à pesca marinha com jangadas, Fortim se destaca pela heterogeneidade de suas atividades econômicas. A maricultura nos mangues coexiste harmonicamente com a pesca artesanal, evidenciando a complexidade e a riqueza do sistema produtivo local.
Uma gastronomia aliada ao mar que traz mariscada, panqueca de arraia e camarão e outras delícias. Também há outras criações como a moqueca de banana madura; a lasanha de caju; pratos feitos à base de mandacaru; pudim de leite de castanha de caju. Há ainda, atividades ecológicas como o turismo de aventura.
| Lugares
- Lugar de comer e beber
Fortim
O chefe de cozinha Bruno Pinheiro comanda o restaurante Quimanga e é autor de muitas das receitas que estão presentes no seu cardápio. A base gastronômica do chef está nas suas experiências familiares, onde verdadeiramente aprendeu a cozinhar. As opções gastronômicas do restaurante mostram uma cozinha contemporânea, que reúne pratos regionais e latino-americanos. Há também uma valorização dos ingredientes de terroir.
- Lugar de comer e beber
Fortim
Este bar e restaurante está sob o comando de Oscar Correia de Freitas, que já
exerceu ofício de pescador de lagostas. A vivência no mar deu a Oscar
indicadores sobre os melhores pescados, e isto orienta a sua cozinha. Assim,
muitas experiências podem ser realizadas no seu bar e restaurante, com
destaque a mariscada feita com camarão, carne de siri, e búzio; ainda,
conforme a temporada, pode-se adicionar lagosta.
- Lugar de comer e beber
Fortim
Um lugar para experimentar tapiocas, panqueca, cuscuz; bolo-mole, bolo-fofo; e outras delícias acompanhadas de um café coado na hora. Como diz a cozinheira Genoveva Evangelista da Silva, vive-se neste lugar uma cozinha afetiva.
- Lugar de comer e beber - Lugar de visitar e passear
Fortim
Esta barraca de praia tem a sua cozinha comandada por Fernando Oliveira da Silva, que já exerceu o ofício de pescador de lagostas. Esta sua experiência na pesca, com certeza, ampliou-se para a sua cozinha especializada em frutos do mar, com destaque para o polvo grelhado.
O mapa é regularmente atualizado e complementado para tornar-se sempre vivo e funcional.