Território
| Aquiraz
Bioma: Caatinga -
Aquiraz, primeira capital do estado do Ceará (1699-1726), possivelmente a palavra Aquiraz vem do Tupi-Guarani – água logo adiante. O município de Aquiraz destaca-se por elementos culturais intrinsecamente ligados à sua história. A economia local, muitas vezes influenciada pelo turismo, diversificou-se com o tempo, incorporando atividades como a produção artesanal e o comércio de produtos regionais. O sistema alimentar, por sua vez, é permeado pela riqueza da culinária cearense, notadamente caracterizada por pratos à base de frutos do mar, proporcionando uma experiência gastronômica singular. Destaque para o povo Jenipapo Kanindé com produção e Festa do Mocororó.
| Lugares
- Lugar de apreciar e se emocionar - Lugar de ver e ouvir - Lugar de visitar e passear
Aquiraz
O povo Jenipapo-Kanindé celebra com o mocororó – bebida ancestral dos muitos povos tradicionais do Ceará, a Festa do Mocororó que acontece para marcar a conquista da delimitação do território, Lagoa Encantada, para o povo Jenipapo-Kanindé. O mocororó é uma bebida artesanal feita a partir do caju, onde o seu suco é coado, colocado em garrafas de vidro e expostas ao sol. São diferentes rituais que trazem o cajueiro e o caju, como árvore e fruto sagrados integrantes da memória e da identidade deste povo. Durante a festa, além de beber o mocororó, são realizadas danças, cantos, rezas, jogos tradicionais, e competições de quem mais produz e mais bebe Mocororó.
- Lugar de apreciar e se emocionar - Lugar de comer e beber - Lugar de comprar - Lugar de ver e ouvir - Lugar de visitar e passear
Aquiraz
Celebrada desde 2017, a Festa do Mocororó é o momento onde o povo Jenipapo-Kanindé celebra a demarcação de seu território. O festejo também tem como mote a bebida fermentada do caju, o Mocororó, que tem papel importante nos rituais indígenas em nosso estado. Por isso é considerado sagrado por muitos povos. O ponto alto é a disputa de quem bebe mais mocororó em menos tempo, além de outros jogos, cantos, rezas e danças. A Festa é realizada no cajueiro sagrado, na Aldeia Jenipapo Kanindé, em Aquiraz.
- Lugar de apreciar e se emocionar - Lugar de visitar e passear
Aquiraz
Terreiro de Candomblé, nação Egba Alake, dedicado a preservação da cultura ancestral africana (orixás). O terreiro está sob direção da Yalorixá Evelane Silveira Faria, filha de Yemanjá, orixá das águas, dos lagos, filha do mar. O seu terreiro é descendente do terreiro Ilê Axé Omin Dá. Como acontece nestas comunidades, há uma interação entre os ritos ancestrais, os elementos da natureza, e o entendimento sobre as comidas do cotidiano e as comidas das festas litúrgicas. Entre as festas do terreiro, destaque para a festa das crianças, no mês de outubro, com o oferecimento do caruru de quiabos. Yá Evelane Farias integra, ainda, o grupo Elas do Axé que produz Etnodesenvolvimento e neste coletivo ela é conhecida pela feitura de bonecas de papel.
O mapa é regularmente atualizado e complementado para tornar-se sempre vivo e funcional.