Território
| Tururu
O seu nome tem origem indígena e significa marreca-de-bico-roxo. O território tem sua ocupação no século XIX, com as famílias fundadoras Moreira e Freitas. Torna-se em 17 de maio de 1892 um distrito do município de São João de Uruburetama. No século XX, em 19 de junho de 1987, Tururu é elevado à categoria de município.
A sua agricultura é diversa com, por exemplo, acerola, banana, coco, caju, urucum; e na pecuária, destaque para os criatórios de bubalinos, bovinos e asininos. Neste município é celebrado em setembro o Cajufest, e no dia 8 de dezembro celebra-se Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Tururu.
| Lugares
- Lugar de apreciar e se emocionar - Lugar de comer e beber - Lugar de comprar - Lugar de visitar e passear
Tururu
Joélho é um empreendedor dedicado à confeitaria e à fabricação de sorvetes, e, em especial, sorvetes de frutas nativas. Aprendeu a importância da conservação das tradições da comunidade com sua avó, a grande matriarca, Dona Bibil. Sua iniciação à cozinha se deu em âmbito familiar através da sua mãe, e ele deu continuidade às suas receitas. Destaque para o bolo de milho, a cocada e o brigadeiro. No quilombo, Joélho aponta as festas: Circuito Carnavalesco; Semana Santa; Dia da Consciência Negra e Natal Quilombola.
O mapa é regularmente atualizado e complementado para tornar-se sempre vivo e funcional.