| Aratuba
Localizada no Maciço de Baturité, a formação de um espaço urbano que origina a cidade de Aratuba se deu no século XVIII com as catequeses, entrepostos comerciais e agricultores interessados no clima mais ameno e solo mais rico. Contudo, a região tem sua ocupação muito antes, quando ainda era conhecida como Coité, com alguns grupos indígenas, sendo os Kanindé um dos principais.
É justamente na Aldeia Fernandes do Povo Kanindé de Aratuba onde acontece uma das mais conhecidas festas da região: a Festa do Muncunzá do povo Kanindé, na qual se celebra a colheita com música, danças, histórias e muita comida.
| Lugares
- Lugar de apreciar e se emocionar - Lugar de comer e beber - Lugar de ver e ouvir - Lugar de visitar e passear
Aratuba
Para o povo Kanindé, o feijão, a fava e o milho têm papel importante na construção de sua cultura alimentar. Usado em vários preparos, como o pão de milho e a canjica doce, o povo Kanindé tem no milho uma “comida forte”, que perpassa tanto o cotidiano como ritos locais.
Nesse sentido, destaca-se o muncunzá, preparo a base de milho cozido, que pode ser doce ou salgado, acompanhado de coco ou de carnes.
Assim, buscando construir uma discussão junto aos jovens da escola indígena a respeito de suas práticas alimentares e a relação delas com a ancestralidade de seu povo, deu-se origem a Festa do Muncunzá, como forma de celebração da colheita.
Realizada desde 2012, a Festa do Muncunzá do povo Kanindé acontece no mês de junho e é organizada por toda a comunidade, a partir da articulação de esforços e doações, para preparar diversos pratos e bebidas. Sendo uma festa aberta ao público geral, as comidas são distribuídas em celebração e com diversos momentos de interação, como oração de agradecimento pela colheita e a dança do Toré.
- Lugar de apreciar e se emocionar - Lugar de ver e ouvir - Lugar de visitar e passear
Aratuba
Desde a chegada do Povo Kanindé à localidade de Sítio Fernandes, sua subsistência veio da agricultura. Quando chegaram por essas terras, havia somente mata nativa. Com o passar dos anos, foram plantando diversas mudas de frutas, legumes e cereais.
Temos alguns mirantes, tem a Pedra do Gavião, a Pedra do Índio, onde as pessoas costumam fazer trilhas e alguns biólogos fazem estudos de plantas nativas
O mapa é regularmente atualizado e complementado para tornar-se sempre vivo e funcional.