Quilombo Córrego das Ubaranas
Lugar de apreciar e se emocionar | Lugar de comer e beber | Lugar de comprar | Lugar de ver e ouvir | Lugar de visitar e passear
Aracati

Quilombo Córrego das Ubaranas

Ofício

Pequeno produtor

Vice-presidente da Associação Quilombola das Ubaranas

Sobre

Comunidade quilombola localizada em Aracati. Esta comunidade reúne aproximadamente 400 moradores. Através da Associação Quilombola Córrego de Ubaranas, desenvolve-se atividade agroecológicas no plantio e na colheita de frutas, como acerola, caju, cajarana, manga; para a produção e a comercialização de polpa de fruta. Destaque nesta comunidade para a Casa das Sementes Crioulas, um projeto de preservação de sementes nativas, uma ação de salvaguarda da biodiversidade. Também, nesta comunidade, o visitante poderá comer o tradicional pancão (dica: faça sua encomenda) e se hospedar na própria comunidade, que faz parte da Rede Tucum de turismo Comunitário. São muitas as possibilidades de experiências neste quilombo.

Como aprendeu?

Aprendizado na lida da comunidade, passado de uma geração para outra.

Com que idade aprendeu?

Desde a infância.

Quais as principais ferramentas do seu ofício?

Além das ferramentas de cultivo, uns liquidificadores, mas hoje a gente só utiliza mesmo a despolpadeira. A polpa também já sai toda embalada. Embalada, bem bonitinha.

Quais os materiais do seu ofício?

Trator, despolpadeira, liquidificadores, maquinário para selar embalagens.

Quais os produtos do seu ofício?

A gente tem a castanha de caju, sem assar. Aí, ultimamente é o pessoal tão não estão vendendo, estão assando, fazendo a farinha e fazendo pancão. Que é a farinha da castanha, com a farinha de mandioca e o mel do caju. A gente mistura e pila. Aí ele fica um tipo um bolinho, assim é igual canjirão o canjirão é branco, né? O nossa, o pancão, é preto por causa do mel do caju. O xibé é farinha de mandioca com café. Às vezes, o pessoal bota manteiga. Tem gente que coloca, tem gente que não coloca. Cada um faz o seu, mas assim tá mais pouco porque o pessoal estão perdendo mais nessas esse negócio de fazer as comidas, tipo, mas tem muita gente aqui que ainda faz. Aí, tem o projeto das polpas, que hoje é o foco.

Principal produto:

Produção de polpas de frutas cultivadas na comunidade

Onde acontece o ofício?

O projeto é esse planta primeiro a acerola, Hum, depois que chega para para colher haja trabalho, por isso que eu estou dizendo, tem que irrigar, tem que aguardar quando faltar água, tem que aguardar na mão que essas coisas tudo. Só bota para para a fábrica quando tem uma boa demanda. Por exemplo, se a gente não tiver, por exemplo, meu tio tem, ele não tem a dele, ia estragar, né? Aí como tem o projeto das polpa, a gente pega as acerola de quem tem sempre.

Qual a frequência de produção?

Constante e sazonal, de acordo coma a época de cada fruta.

Vende o que produz?

Sim, através da Associação junto à Cooperativa de produtores da região.

Onde vende?

Na minha comunidade – Lista de transmissão do WhatsApp – Mercado público / Feiras

Você acha que a sua comida/criação é importante para a Cultura Alimentar do seu território?

A associação em si não tinha montar demanda. Aí quando a gente é viu essa proposta de de cooperativa que, hoje em dia tudo é cooperativa, e a gente tinha têm que entrar na cooperativa para vender as coisas da gente. A gente ficou com o pé atrás, porque tudo muda, não é? Depois que entra numa cooperativa. O grupo é bem associado e assim não tem conflito entre nós.

Qual é a história dessa receita/comida/peça/criação?

A ideia das poupas depois do projeto, porque assim a gente recebeu um convite. Para fazer os projetos de acerola, né? Como o caju tá diminuindo a tava escasso porque a maioria não era assim. Precoce, o caju daqui é tudo gigante, aí é só aqui para trás, estava morrendo tudo. Aí, vocês vão viver agora de que tipo? Vão ter que sair para outro canto para ir trabalhar essas coisas, aí vem uma ideia. Por que vocês não se juntam? Fazem grupo faz uns projetos de acerola, que hoje tá em alta. A gente pega com a ajuda da comunidade, pega, acerola, pega cajarona, tamarindo. Várias frutas em abundância, né? Tem Manga, a gente pega tudo. Também porque a gente, como é pequeno espaço, eles, frisa. Quando estão cheia, a gente não tem como armazenar. Aí a gente dividiu, trouxe um para cá, trouxe um para cá do meu tio, porque o espaço é pequeno. Aí a gente está rezando para essa esse espaço.

Empresa comercial

Associação Quilombola Córrego das Ubaranas

Apresentação da empresa comercial

Polpa da Terra

Endereço

Comunidade Quilombola de Córrego de Ubaranas, Aracati
Horário de funcionamento
Pode hospedar visitantes através da Tucum
COMPARTILHE:
Facebook
Telegram
WhatsApp

O mapa é regularmente atualizado e complementado para tornar-se sempre vivo e funcional.

Pular para o conteúdo