Sobre
A pastelaria Leão do Sul tem mais de 90 anos oferecendo a clássica combinação: pastel com caldo de cana. A casa foi fundada em 1926, e foi comprada pela família Dantas em 1981, passando a administrá-la desde então. A nova administração teve alguns incrementos na produção pastel que passou a ser fabricado na própria sede e não mais comprado de terceiros. Com a receita de minha avó, meus pais seguiram oferecendo o pastel com caldo de cana, e também aumentaram a diversidade de produtos de mercearia, tais como bacalhau, café moído na hora, doces, licores, produtos de confeitaria, fécula de batata, etc. Com o passar dos anos, a pastelaria passou por algumas reformas estruturais e também deixou de ser mercearia para priorizar a produção dos pastel, passando a produzir três sabores que permaneceu até hoje, o de carne, queijo e frango. Eu e meus irmãos crescemos vindo ajudar na pastelaria desde pequeno. E hoje eu, Kelen, e meu irmão, Dany Dantas, estamos à frente do negócios. A pastelaria Leão do Sul fez história e está no coração do cearense, tem sabor de infância para muitos e ao comer nosso delicioso pastel, os clientes mais antigos viajam no tempo através do sabor.
Quais os materiais do seu ofício?
A massa do pastel é feita a todo momento, assim como os recheios são preparados diariamente. A cana de açúcar para o caldo de cana chega raspadinha todas as manhãs.
Quais os produtos do seu ofício?
Certamente o pastel com caldo de cana são os principais alimentos. Porém temos outras bebidas.
Vende o que produz?
Sim, podemos dizer que o pastel de carne é o preferido pela clientela.
Por que estar nesse Mapa seria importante?
Nossa clientela é diversa. Pessoas que vem ainda ao centro fazer compras, trabalhadores da região, um pouquinho de turistas e muitos aposentados que vem relembrar seu passado em nosso estabelecimento.
Fale sobre a comunidade onde o estabelecimento se insere.
Porque fazemos parte da história do centro da cidade de Fortaleza, Seria importante para a divulgação da cultura alimentar do Ceará.
Você acha que a sua comida/criação é importante para a Cultura Alimentar do seu território?
Sim, pois tem muita tradição entre os cearenses e memória afetiva.
Como o estabelecimento se insere na cultura alimentar cearense?
Somos conhecidos como o fast food dos anos 70. É tradicional vir ao centro comer pastel com caldo de cana, um lanche rápido e saboroso, que aguça a memória afetiva de muitos já que os pais os traziam para merendar na pastelaria. Uma tradição que é passada de pai ou mãe para filhos.
Quais equipamentos culturais (museu, escola) dialogam com o estabelecimento?
Quando escolas privadas trazem seus alunos para o centro da cidade para conhecer a parte histórica, muitos entram em contato conosco para trazer seus alunos. Apesar do espaço apertado, com organização e agilidade, conseguimos atender rapidamente os alunos.
Quais projetos o estabelecimento desenvolve?
Atualmente, não há nenhum projeto em desenvolvimento.
O estabelecimento desenvolve ações que reforçam a sustentabilidade e a boa relação com o meio ambiente?
Sim. Temos parcerias com empresas que recolhem nosso descarte fazendo a destinação correta.
Quais as principais datas/eventos do estabelecimento?
Não temos datas especiais. Seguimos as datas comemorativas da Praça do Ferreira. Como exemplo a abertura do Natal de luz, estendemos nosso horário de atendimento.
Qual é a história dessa receita/comida/peça/criação?
A azeitona do pastel tem caroço. Antigamente não era possível encontrar azeitona sem o caroço e com o passar dos anos resolvemos testar a azeitona sem caroço. Porém as reclamações dizendo que o pastel estava sem azeitona foram demasiadas pois as pessoas comiam e não sentiam o sabor da azeitona. Se compararmos os sabores da azeitona com e sem caroço, a azeitona com caroço tem o sabor mais intenso. Assim voltamos a utilizar na composição do recheio do pastel, a azeitona com caroço. Então, com o retorno tivemos que colocar avisos nas paredes com a seguinte frase: A azeitona do pastel contém caroço. E permanece o aviso até hoje.
O mapa é regularmente atualizado e complementado para tornar-se sempre vivo e funcional.