Ofício
Tirador de ostra
Tirar ostra
Sobre
Dos ofícios de trabalhar nas águas, além da pesca e da ação de mariscar, há também o de tirador de ostra. Um ofício de coleta da ostra selvagem. Este é um trabalho artesanal que garante a qualidade deste molusco. Deusa, Fernando, Totó e Raimundo, com a utilização de foice e balde, exercem a sabedoria e habilidade de tiradores de ostra. As ostras são comercializadas mediante encomenda.
Como aprendeu?
Deusa aprendeu com o pai desde criança, Totó e seu irmão Raimundo nasceram na beira do rio e desde de criança também desenvolvem a atividade.
Com que idade aprendeu?
Deusa aprendeu ainda criança com o pai.
Quais as principais ferramentas do seu ofício?
Foice e balde
Quais os materiais do seu ofício?
o mangue
Quais os produtos do seu ofício?
Ostras
Principal produto:
Ostra
Onde acontece o ofício?
Mangue e em casa
Qual a frequência de produção?
Semanal e por demanda
Vende o que produz?
Sim
Onde vende?
Em casa
Qual é a história dessa receita/comida/peça/criação?
Seu Totó e o irmão Raimundo nasceram na comunidade de Croa Grande, na beira do rio Coreaú, na cidade de Granja. Desde criança pescavam e também catavam ostra. Seu Totó além de tirador de ostra, também trabalhou grande parte da vida como carpinteiro naval. Já seu irmão Raimundo trabalhou durante toda a vida tirando ostra, até se aposentar.
Seu Totó teve três filhas com sua esposa Socorro e desde criança levava as crianças para as pescarias. Nessa levada é que Deusa, sempre pelo meio se interessa pela pesca e pelas ostras e é ela acaba por assumir o ofício do pai e do tio.
Hoje em dia ela e o marido Fernando trabalham tirando ostra. Deusa relata que trabalham também em outros trabalhos, porque a procura não tem sido suficiente para manter a casa. Atualmente Fernando tira três vezes por semana e ela apenas no final de semana, porque está trabalhando.
A demanda é de preferência por encomenda e é vendida a ostra tirada e na casca, na própria casa de Deusa e seu esposo.
Empresa comercial
O mapa é regularmente atualizado e complementado para tornar-se sempre vivo e funcional.