Sobre
O Restaurante Culinária da Van começou como uma banquinha de pratinhos na calçada próxima a uma faculdade de Fortaleza. Com o sucesso da comida, teve que se mudar para um lugar um pouco maior no bairro Benfica. Um restaurante de comida regional, onde se tinha uma experiencia gastronômica. A música regional e o ambiente colorido se uniam à comida afetiva de qualidade, e isso trouxe visibilidade ao lugar. Todos os pratos do restaurante têm nomes de músicas do mestre Luiz Gonzaga, que inspiram nossa chef com sua comida regional. Até que a história da Van e do restaurante foi exibido em um bloco inteiro no programa Estrelas, da emissora Globo, comandada pela Angélica. A partir disso a clientela aumentou tanto que mudamos para o endereço da esquina da mesma rua, onde nós e nossos clientes vivemos muitas histórias felizes. Até que surgiu a oportunidade da mudança para a Aldeota, bairro mais central da cidade, onde pretendemos ter mais capítulos felizes. Lugar ventilado, com varandas aconchegantes, cores, alegria, sabores e texturas para agradar nossos clientes.
Quais os materiais do seu ofício?
Bolinhos artesanais de diversos recheios, carne de sol, camarão, peixes, baião de dois, macaxeira, feijão verde, costelinha suína e várias preparações de comida fresca e da melhor qualidade.
Quais os produtos do seu ofício?
Nossa especialidade são as comidas regionais e petiscos feitos de forma manual. A culinária cearense e brasileira são as especialidades da casa, carne de sol, feijoada, paçoca, feijão verde, macaxeira, baião de dois e todas as nossas comidas feitas com frutos do mar agradam bastante.
Há alguma produção em escala maior no estabelecimento?
Carne de sol é nossa campeã de vendas e nossos bolinhos artesanais da casa. Nosso campeão de vendas é o camarão crocante, bastante consumido com seu molho de coco fresco que o acompanha.
Você vende algum produto do estabelecimento em separado, além dos preparos?
Temos planos de vender nossos molhos, paçocas, farofas e alguns itens que produzimos na casa.
Por que estar nesse Mapa seria importante?
O bairro Aldeota é um dos mais nobres da cidade, no coração de Fortaleza. É local onde se encontram bons restaurantes, shoppings, centros comerciais, empresas de diversos tipos de serviço, supermercado e lazer. Um local seguro, arborizado, bastante movimentado e cheio de vida.
Fale sobre a comunidade onde o estabelecimento se insere.
Um restaurante regional, com tanta qualidade e sabor a entregar, deve estar no mapa gastronômico da cidade. Van Régia já cozinhou nos principais festivais gastronômicos do país, sendo eles regionais e nacionais como o Fartura, onde ensina e aprende bastante, trazendo pro restaurante toda essa bagagem de sabor.
Como o estabelecimento se insere na cultura alimentar cearense?
Todos os nossos pratos são feitos com insumos regionais de primeira qualidade. Aqui o cliente vai comer uma carne de sol, uma macaxeira, frutos do mar e do sertão com um toque de alta gastronomia. Nossa chef e o restaurante já ganharam diversos prêmios ligados a gastronomia.
Quais equipamentos culturais (museu, escola) dialogam com o estabelecimento?
Van já deu aula na Escola de Gastronomia Social, foi precursora no projeto chamado “Transformaria” do Iprede, onde ensinou diversas mães de crianças do Iprede a cozinhar comida de rua para ajudar em economia familiar.
Quais projetos o estabelecimento desenvolve?
Chef Van dá aulas em vários festivais de comida, sendo eles o “Povos do Mar”, Está presente em Web Séries desenvolvidas pelo SESC onde se fala sobre a gastronomia regional nas pequenas cidades, a origem dos alimentos e como eles são trabalhados nas comunidades. Está presente no projeto Herança Nativa, também falando e cozinhando com diversas culturas.
O estabelecimento desenvolve ações que reforçam a sustentabilidade e a boa relação com o meio ambiente?
Culinária da Van tem o maior cuidado com todos os seus resíduos, desde o óleo utilizado passando pelos descartáveis e aos resíduos comuns. Trabalhamos com empresas sérias de coleta e temos uma empresa de consultoria ambiental que está conosco acompanhando e dando treinamento pros nossos colaboradores.
Quais as principais datas/eventos do estabelecimento?
Nosso carnaval é muito forte, tradicional na cidade. Também temos o São João e mês junino, onde se consagrou desde a calçada, onde eram servidos pratinhos com o toque criativo da Chef Van Régia. Nossos finais de semana são bem animados, sempre temos programação musical que atinge diversos públicos. No dia-a-dia nosso almoço regional é bem procurado e avaliado. Procuramos entregar qualidade e diversidade aos clientes. E nosso happy hour também bastante procurado e sempre elogiado pela clientela.
Qual é a história dessa receita/comida/peça/criação?
Van régia aprendeu a cozinhar com sua avó, mulher guerreira que conseguia fazer com o pouco, algo extraordinariamente gostoso. Muitos de seus preparos e temperos foram aprendidos com ela, que sempre teve o cuidado de servir sua comida com amor e muito sabor. Era ao som de Luiz Gonzaga que Van ajudava sua vó a cortar as carnes, saber combinar sabores e temperos e aproveitar ao máximo o que nossa cultura alimentar oferece. Daí surgiu seu amor por essa comida tão afetiva, cheia de histórias de superação. A partir daí começou a estudar toda a gastronomia regional, a se manter em busca de conhecimentos e técnicas, através dos festivais, de troca com diversos chefs e restaurantes, cidades e tudo o que pode adquirir ao longo dos anos.
O mapa é regularmente atualizado e complementado para tornar-se sempre vivo e funcional.