Ofício
Mobilizador Social
Mobilizador Social de uma cooperativa
Sobre
Uma cooperativa que nasce num ambiente de agricultura familiar para fomentar e comercializar diferentes produtos do artesanato culinário de identidade regional, e que são realizados por muitas famílias. Destaque para as polpas de frutas, cajuína, mel, rapadura, e diferentes tipos de doces. Francisco Claudeirton do Nascimento de Paula é o mobilizador social desta cooperativa e aponta para este trabalho que se originou de um projeto de geração de renda ligado à igreja católica.
Como aprendeu?
A rede vencer juntos chegou no nosso território em 2004 para 2005 através desse projeto que é um projeto vencer juntos, através da Pastoral da Criança, nós somos ligados à Igreja Católica, que começou a mobilizar projetos de geração de renda. E tomamos uma dimensão tão grande que tivemos que nos organizar como uma cooperativa, para poder participar de projetos maiores. E surgiu a Coopervej, Cooperativa dos Agricultores do Projeto Vencer Juntos.
Com que idade aprendeu?
A cooperativas já tem 2 anos
Quais os produtos do seu ofício?
Polpas de fruta, cajuína, méis, rapaduras, doces, produtos tipicamente cearenses
Principal produto:
Onde acontece o ofício?
Tudo de agricultura familiar, produtores da região que fazem parte da cooperativa
Qual a frequência de produção?
Produção contínua
Vende o que produz?
Sim
Onde vende?
Na minha comunidade – Lista de transmissão do WhatsApp – Mercado público / Feiras – PNAE – Podem encontrar nossos produtos aqui, no Espaço Aracati e conhecer mais do nosso trabalho. Rua Santos Dumont, 1146. No terminal Rodoviário de Aracati.
Você acha que a sua comida/criação é importante para a Cultura Alimentar do seu território?
Naquela semana que tem aqueles produtos da agricultura familiar, eu dizer que melhora a alimentação daquelas famílias cooperadas, porque elas estão recebendo produtos saudáveis, livre de transgênico, livre de agrotóxico. Não é orgânico, porque a gente não tem certificado. O único produto que a gente tem certificação é acerola. E aí, eu vou mais além. Nossos produtores, nossos agricultores, na questão de qualidade de vida, de melhoria financeiramente e de melhoria na questão da alimentação deles, porque eles estão se alimentando com produtos que eles estão produzindo. Não é que eles estão comprando do supermercado, então a qualidade na alimentação deles mudou toda a cadeia. Então é esse, eu posso dizer, é o principal legado, é a questão da melhoria.
Empresa comercial
Apresentação da empresa comercial
Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras do Projeto Vencer Juntos.
O mapa é regularmente atualizado e complementado para tornar-se sempre vivo e funcional.