Ofício
Vendedor de Chá de Burro
Venda de Chá de Burro e cuscuz de arroz
Sobre
Seu Evandro é conhecido na região pelas receitas do seu “chá de burro” e do seu cuscuz de arroz, que ele faz e vende no Mercado Público de Camocim. O chá de burro é um mingau feito de milho, arroz e leite de coco, que tradicionalmente é acompanhado pelo cuscuz. Esta é uma refeição regional, e que dá identidade à gastronomia local. Segundo Evandro, a venda de chá de burro começou com seu pai Manduca há cerca de 95 anos, ou seja, a tradição já é quase centenária.
Como aprendeu?
Seu Evandro aprendeu a fazer com seu pai, que pelo que fala inventou o chá de burro.
Com que idade aprendeu?
8 anos de idade
Quais as principais ferramentas do seu ofício?
Panelas, fogão, colheres, cuscuzeira
Quais os materiais do seu ofício?
Arroz, milho, coco, sal, açúcar
Quais os produtos do seu ofício?
Chá de burro e cuscuz de Arroz
Principal produto:
Onde acontece o ofício?
Residência
Qual a frequência de produção?
Diária
Vende o que produz?
Sim
Onde vende?
Mercado público / Feiras
Qual é a história dessa receita/comida/peça/criação?
Todo final de tarde, por volta das quatro, se ouve o brado pelas ruas. Olha o chá de burro. Olha o chá de burro. Chá de burro e cuscuz.
A bebida muito conhecida em Camocim, é bastante apreciada na cidade, servindo como merenda da tarde para muitas pessoas. Geralmente se toma com um pouco de canela. Parecido com um mingau que leva milho, arroz, leite de coco e outros segredos, o nome pode ser estranho para os visitantes, mas está marcado na memória dos camocinenses ou daqueles que já provaram da iguaria.
Para além de ser uma comida vendida nas ruas, o chá de burro mais conhecido da cidade é o de seu Evandro que vende em um ponto no Mercado Público de Camocim
Seu Evandro afirma que o chá de burro foi inventando por seu pai, que se chamava Manduca, Manoel Barros Galvão. Seu Evandro tem 76 anos e antes disso seu pai já trabalhava com a venda de chá de burro. Fala também que em todo o país, existem outros, mas não é igual o chá de burro que eles fazem.
Evandro afirma que as pessoas que fazem hoje e vendem nas ruas, foram pessoas que trabalharam com ele. Mas o dele continua sendo o mais saboroso, segundo seus fregueses.
Seu Manduca começou a trabalhar com isso por volta de 20 anos de idade, trabalhou por 60 anos e já fazem 35 anos que faleceu, quando Evandro assumiu. Evandro diz que nasceu dentro do negócio, começou com 8 anos de idade, e que a receita e o trabalho com ela já é quase centenário. De todas as merendas vendidas no mercado a dele é mais antiga.
Começa a fazer de 1:30 para 2h da manhã, para que às 5:30 esteja vendendo no mercado. Hoje em dia dois filhos trabalham com sr. Evandro, Edauto e João Emídio. Senhor Evandro diz que aos domingos é um dia que prepara cerca do dobro da quantidade normal, porque mais gente vai a feira e procura. Em feriados a quantidade triplica. No feriado de finados, quando muitos camoninenses retornam à terra natal vão no mercado e procuram o chá para matar a saudade
Seu Evandro nos fala que se faz com milho, arroz e leite de coco, temperado com sal e açúcar. Nos conta que o arroz é preparado até se desmanchar e que ele não fica aparente. Além do chá de burro, Evandro também vende o famoso cuscuz de arroz, que vai de acompanhamento do chá no ponto dele. Sobre o cuscuz nos fala que a massa não é industrial, é feita por ele mesmo a partir da moagem de arroz comprado no Piauí.
O chá de burro, assim como a tapioca vendida de manhã cedinho, é com certeza uma das comidas mais tradicionais e características da cidade de Camocim e o modo de ser vendida no mercado público ou nas ruas pelos inúmeros vendedores em suas bicicletas, preserva o ar aconchegante desse caldo quentinho, meio doce, meio salgado que faz tanta gente feliz.
Empresa comercial
Apresentação da empresa comercial
Chá de Burro do Seu Evandro
O mapa é regularmente atualizado e complementado para tornar-se sempre vivo e funcional.