A pizzaiola usou a cultura alimentar cearense para criar um sabor que representasse o estado

Ivanir da Silva Pinheiro Arrais é pedagoga de formação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mas encontrou no amor pela cozinha a oportunidade e mudar área. Após fazer cursos na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, equipamento da Secult gerido pelo Instituto Dragão do Mar, a empreendedora de 45 anos resolveu investir no mercado de massas e pizzas.  O negócio deu tão certo, que ela decidiu testar as habilidades na Copa Brasileira de Pizzarias, criando uma receita de pizza regional cearense com escondidinho de carne do sol e macaxeira. A pizzaiola é uma das 36 finalistas do concurso e irá disputar a última fase presencialmente em São Paulo, de 7 a 10 de junho, no pavilhão da Fispal Food Service e Fispal Sorvetes.

“O amor pela cozinha me fez mudar de profissão e na Escola encontrei excelentes profissionais em todas as áreas, desde a administração aos professores, até a estrutura de grande excelência”, afirmou a cozinheira, que está reformulando seu negócio para retomar o atendimento ao público e assim que voltar de São Paulo. Moradora de Caucaia, mas nascida em Fortaleza, Ivanir deu início a sua formação no Senai, em 2010, estudando Confeitaria. Em seguida, conheceu os cursos da EGSIDB participando dos cursos: “Básico em Panificação”, “Pizza Vegana e Vegetariana”, “Marmitas Saudáveis”, “Sanduíches e hambúrgueres”, “Básico em Cozinha Quente” e “Panetones Doces e salgados”, nos anos de 2021 e 2022. Por fim, concluiu a formação de pizzaiola no Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Pizzas e Massas no Brasil, localizado em São Paulo.

Copa Brasileira de Pizzarias 2022

O concurso, que deixa qualquer um com água na boca, este ano traz como tema “Sabores Regionais Brasileiros”, e é aberto para todas as pizzarias do Brasil. A primeira fase aconteceu on-line e as 36 pizzarias aprovadas irão participar presencialmente das semifinais diretamente no pavilhão da Fispal Food Service e Fispal Sorvetes, de 7 a 9 de junho, com a grande final no dia 10 de junho de 2022. A Copa Brasileira de Pizzaria é um concurso realizado pelo Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Pizzas e Massas no Brasil LTDA, em parceria com a feira Fispal Food Service e Informa Markets.​​​

Sobre a Escola – Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto, é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos de longa e curta duração, que acontecem dentro da Escola e em comunidades pelo Ceará. O nome da Escola é uma referência ao empresário Ivens Dias Branco (em memória), do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Governo do Ceará, em uma parceria público-privada.

Skip to content