A ação visa distribuir 14 mil marmitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social 

Com o agravamento da desigualdade social por causa da pandemia de Covid-19, cerca de 20 milhões de brasileiros declaram que passam 24 horas ou mais sem ter o que comer, segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo. A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), instituição da Secult (Governo do Ceará), gerida pelo IDM, tem acompanhado essa realidade de perto com a segunda edição do programa Cozinhas Sociais. 

Para tentar amenizar a insegurança alimentar que aflige pessoas em situação de rua ou em comunidades em situação de vulnerabilidade social, os alunos da iniciativa estão realizando o “Natal Sem Fome”. A meta é distribuir 14 mil refeições durante todo o mês de dezembro nos locais atendidos pelas instituições dos representantes selecionados pelo projeto. Até novembro foram distribuídas 12.346 refeições. 

O programa Cozinhas Sociais é realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, instituição da Secretaria da Cultura do Estado Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e o Mais Nutrição, ação do Programa Mais Infância Ceará.

Para ajudar, você pode entrar em contato diretamente com as associações e ver a melhor forma de colaborar, seja com doações de alimentos ou transferências financeiras. 

Instituto Gotas

O projeto realiza programas, serviços e benefícios para o desenvolvimento biopsicossocial de crianças e adolescentes do bairro Cristo Redentor.

Mais informações: @gotinhasdobem ou (85) 989708984 / gotinhadobem@gmail.com

Doações: Pix – 18.355.639/0001-55

Grupo Espírita Casa da Sopa

A instituição atende pessoas em situação de rua há 25 anos, distribuindo refeições e realizando atividades nos bairros do Centro e Jacarecanga.

Mais informações: contato@casadasopa.org.br 

Doações:  Pix – 00.761.450/000105 / 5585997411492/  contato@casadasopa.org.br 

Associação Comunitária dos Moradores do Parque Nazaré (ASCOPAN)

A Ascopan atua no bairro Siqueira desde 1986, com programas de capacitação profissional e entregando alimentos. Além das quentinhas, passaram a distribuir kits de higiene para pessoas em vulnerabilidade social durante a pandemia.

Mais informações: @ascopanoficial 

Doações:  Pix – 0180398347 ou 35230713000126

Irmão Sol, Irmã Lua 

A iniciativa busca promover o bem-estar social, garantir acesso à educação, cultura, arte, geração de emprego e renda, e segurança alimentar. A distribuição de alimentos atende aos bairros: Canindezinho, Bom Jardim, Barra do Ceará, Damas, Conjunto Esperança e Parque Santa Rosa.

Mais informações: @projetoirmaosolirmalua (85)8624-5030/ 98838-4094 ou no site: https://projetoirmaosol201.wixsite.com/mysite?fbclid=IwAR3mj1aZgfGeyVePOWyeksQDDHhQeUoF245fALD-ZKUuCehMf3raq5AOD2k 

Doações: Via paypal

Instituto Paternus

A organização atua nos bairros Floresta e Álvaro Weyne, com a promoção de projetos de artes, trabalhos na área sócio educacional e fomentando atividades de esporte e lazer.

Mais informações: @institutopaternus 

Doações:  Pix – 40819473000130

Instituto Pensando Bem

Projeto que atua no bairro Vila Velha, principalmente, na comunidade “Inferninho”, promovendo o desenvolvimento social através de atividades focadas na educação, esporte e tecnologia. 

Mais informações: @pensandobemof 

Doações: Mercado Pago

Projeto Facis 

Idealizada pela paróquia São Paulo e São Pedro, a instituição atua com a assistência social e qualificação profissional de pessoas em vulnerabilidade Social nos bairros Quintino Cunha, Jardim Guanabara e Olavo Oliveira.

Mais informações: @facis.spsp ou (85) 3479 2871  

Doações: Através da Vaquinha 

Movimentos dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos

Movimento nacional com atuação em vários estados. No Ceará, atuam em Fortaleza e em Juazeiro do Norte desenvolvendo processos de educação popular sobre seus direitos do povo e como construir alternativas coletivas para os problemas. Desde o início da pandemia realizam ações de solidariedade, distribuindo cestas básicas, kits de higiene, fazendo atividades com Agentes Populares de Saúde orientando a população sobre os devidos cuidados com a pandemia da covid-19. Em março/2021 iniciaram uma nova etapa dessa atuação, projetando a Cozinha Comunitária Zilda Arns, que inauguraram no dia das mães. 

Mais informações: @mtd.ceara 

Doações: Pix – ce.mtdireitos@gmail.com

Grupo Espírita Missionários da Luz 

A organização tem como objetivo atender pessoas em vulnerabilidade social e espiritual nos bairros Mondubim e Planalto Ayrton Senna.

Mais informações: (85) 988267005 / missionariosdaluz777@gmail.com

Doações: Pix – 245.915.213.20 

Centro Comunitário Cristo Redentor 

O grupo busca garantir uma melhor qualidade de vida para os moradores do bairro Cristo Redentor, realizar atividades, cursos e palestras. Desenvolver programas e projetos de proteção à família, à maternidade e infância, adolescência e velhice. Além de promover a integração no mercado de trabalho, habitação e reabilitação das pessoas com deficiência visando a inclusão social.

Mais informações: @cccr.creche

Doações: Pix – 989289214

 

 

 

 

Skip to content