ÓLEO DE COCO AGROECOLÓGICO

Pesquisadora: Rojane Santos – Mentores: Jerônimo Villas-Bôas, Fábio Menna

Território: Sítio Coqueiro – Assentamento Maceió – Itapipoca

Esta pesquisa proporcionou ao Balanço do Coqueiro aprimorar importantes aspectos do sistema de produção, possibilitando a qualificação do processo produtivo do óleo de coco, a construção de uma planilha de controle produtivo/financeiro e a adequação da identidade visual do rótulo. Será disponibilizada uma cartilha informativa acerca dos protocolos e da produção do óleo de coco agroecológico, com descrição de cada etapa, desde a obtenção da matéria prima até o envase, rotulagem e comercialização.

CARDÁPIO DA CULTURA ALIMENTAR DO QUILOMBO DO CUMBE 

Pesquisadora: Luciana Santos – Mentora: Gabriella Pieroni

Território: Quilombo do Cumbe – Aracati

Esta pesquisa proporcionou o aprimoramento do eixo gastronômico do turismo comunitário promovido pela Associação Quilombola do Cumbe, promovendo o levantamento dos ingredientes locais, a curadoria de receitas tradicionais para as expedições gastronômicas, a formação da equipe de cozinheiras em técnicas gastronômicas, além da criação de novos pratos com os ingredientes locais e o desenvolvimento de uma conserva de ostra defumada. Será lançada a websérie Caminhos da Cultura Alimentar do Quilombo do Cumbe, apresentando as expedições gastronômicas tradicionalmente realizadas no território.

ARARUTANDO: VALORIZANDO SABERES ANCESTRAIS DO PLANTIO AO CONSUMO

Pesquisador: Breno Veríssimo  – Mentor: André Nutrichef

Território: Vieira dos Carlos – Assentamento Várzea do Mundaú – Trairi

Esta pesquisa resulta na elaboração de uma cartilha destinada aos agricultores e às agricultoras sobre a importância do resgate, do plantio e da produção de araruta, indicando formas de elevar a produtividade, de aprimorar o processamento e de aumentar o  rendimento da produção. Será disponibilizado um Ebook com receitas, histórias e vídeos apresentando a versatilidade da araruta no preparo de doces, salgados e cosméticos, que podem ser reproduzidos pela comunidade. 

BÚZIOS DE ITAREMA – MULHERES E SABORES 

Pesquisadora: Bárbara Maiara – Mentores: Fernando Goldenstein e Leonardo Andrade

Território: Itarema (Porto dos Barcos e Farol)

Esta pesquisa proporcionou à Associação das Marisqueiras de Itarema projetarem uma linha de produtos com búzios, com o objetivo de amenizar problemas diagnosticados na cadeia de produção, como inserção no mercado, apresentação do produto, conservação e limitações da matéria prima e da unidade de beneficiamento. O resgate dos saberes das marisqueiras propiciou valor cultural à inovação de produtos. 

 

Skip to content