Secretário da Cultura, Fabiano Piúba, acompanha aulas práticas dos alunos dos cursos profissionalizantes na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

Fotos: Francisco Salvino (Secult)

Os alunos dos cursos profissionalizantes do 1º semestre iniciaram as aulas práticas na  Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), no Mucuripe. Os cursos, iniciados no dia 1º de abril, começaram com aulas de teóricas de normas e boas práticas indispensáveis a profissionais que trabalham com manipulação de alimentos.  A Escola da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerida pelo Instituto Dragão do Mar, recebeu a visita do secretário da Cultura, Fabiano Piúba, nessa quinta-feira.

O secretário conversou com os alunos, compartilhou experiências e saberes. “Educar é fazer com cada um descubra o que há de melhor em si. Pode ser a confeitaria, a panificação ou a cozinha em geral. As oportunidades estão abertas aqui”, afirmou, citando a professora Luiza de Teodoro.

Além das salas de aula, a visita seguiu nas salas de produção, despensa e área de convivência. Na sequência, os gestores se reuniram para tratar da agenda da Secult em conjunto com a Escola.

Selene Penaforte, superintendente da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, afirma que além de qualificar para o mercado de trabalho, a Escola objetiva disponibilizar o domínio de uma linguagem que favoreça sua mobilidade social. “Os nossos alunos passam por uma formação que vai além de técnicas de preparo. Por meio de vivências, palestras e aulas de campo temos promovido o conhecimento da cultura alimentar e de como ela é fundamental para o desenvolvimento de cada estudante”, ressalta.

Os selecionados para os cursos profissionalizantes são preferencialmente jovens entre 17 e 29 anos, egressos de escola pública, que não estão estudando nem trabalhando, mas que estão buscando qualificação. Os 210 alunos integram as turmas dos cursos profissionalizantes nas áreas de panificação, confeitaria e cozinha básica, cujo processo seletivo (inscrições, seleção de currículo e entrevista presencial) ocorreram entre fevereiro e março, via site www.dragaodomar.org.br. O resultado foi divulgado no dia 22 de março, no referido sítio eletrônico.

Sobre a Escola

Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco por ter sido, ele, o financiador da sede e sua infraestrutura doadas para o Estado. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, através dos Laboratórios de Criação. O público-alvo da escola são jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia.

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE. Mais informações: (85) 3263-9726 | (85) 3248-8091.

Skip to content