A atividade é gratuita e aberta ao público mediante inscrição por ordem de chegada

Vicente Monteiro – Foto: Luiz Alves

Para quem tem curiosidade pelo universo da cerveja, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, instituição da Secult gerida pelo Instituto Dragão do Mar, realiza nesta segunda-feira, dia 20, das 13h às 19h, a oficina “Processos produtivos da cerveja: uma aproximação da tradição”. São 20 vagas disponibilizadas por ordem de chegada antes do início. 

A aula será ministrada por Vicente Monteiro, aluno do Laboratório de Criação em 2019, que desenvolveu bebidas fermentadas utilizando leveduras coletas no bioma Caatinga sob a orientação de Fernando Goldstein e Leonardo Andrade, da Fermentare (SP). Serão duas horas de teoria falando sobre a História resumida da cerveja, Insumos Básicos Necessários, e Etapas produtivas. Na sequência, quatro horas de prática com a construção e escolha de uma receita, além da fabricação do mosto que será fermentado.

“Vamos disponibilizar aos participantes o conhecimento sobre os processos produtivos tradicionais de fabricação das cervejas, e os novos métodos criados no laboratório, com o uso de fermentos regionais. Também será possível estimular a autonomia dos presentes e dar condições teóricas com acompanhamento prático da fabricação de uma receita de cerveja, com total segurança, na perspectiva da construção de autonomia”, afirma Vicente.

Laboratório de Criação em cultura alimentar e gastronomia

Iniciativa inspirada na experiência da Porto Iracema das Artes, escola de criação e formação ligada ao Instituto Dragão do Mar e à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o Laboratório de Criação se constitui em espaços para experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos a partir da imersão em processos formativos desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas, sob a qualificação e o acompanhamento de mentores, por meio de orientações individuais, oficinas e palestras. Em 2019, o Laboratório recebeu 70 inscrições de projetos de pesquisa, sendo sete selecionados.

 A Escola
Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e pesquisas, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar Gastronomia. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrição e processo seletivo. O público-alvo da escola são, preferencialmente,  jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia.

SERVIÇO: Oficina Processos produtivos da cerveja: uma aproximação da tradição

Dia 20, das 13h às 19h. Gratuito mediante inscrição antes da aula. 20 vagas.

 Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE. Mais informações: (85) 3263-9726 | (85) 3248-8091 – Site: http://gastronomiasocial.org.br/

 

Skip to content