Alunos dos cursos de cozinha básica, confeitaria e panificação irão ministrar aulas gratuitas na 1ª Mostra de Gastronomia e Cultura Alimentar de Fortaleza

Mais um ciclo formativo se encerra e é chegada a hora dos alunos da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) apresentarem o que aprenderam. De 25 a 27 de novembro, os formandos irão comandar a 1ª Mostra de Gastronomia e Cultura Alimentar de Fortaleza. No dia 25, um coquetel para convidados será preparado pelos alunos. Nos dias 26 e 27, a programação aberta ao público mediante inscrição gratuita, contará com aulas de culinária, feira de pequenos empreendedores e agricultores, além de palestras e aulas com chefs convidados.

“Durante a construção do aprendizado os estudantes tiveram contato com as várias faces da gastronomia: cultura, com ênfase no regionalismo cearense;∙ respeito aos ingredientes; uso correto das técnicas; consumo consciente; sustentabilidade na prática do processo de trabalho e valorização da cadeia produtiva. A nossa proposta é compartilhar esse conhecimento com a comunidade”, afirma Damaris Barros, coordenadora pedagógica da EGSIDB.

 Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB, destaca ainda que o objetivo do evento é estimular os estudantes a  desenvolver a criatividade, praticar as técnicas e todo conhecimento adquirido durante o seu processo de formação, através da utilização de sabores e aromas nordestinos, na construção de um produto que resgate e expresse a cozinha regional cearense. “Também queremos levar ao público a  disseminação da cultura alimentar,  resgatando os ingredientes regionais que entraram em desuso ao longo do tempo, gerando o sentimento de pertencimento e fomentando a valorização da identidade e da gastronomia local. E, claro, mostrar para o mercado o diferencial na formação dos estudantes da nossa instituição”, afirma.

O evento conta com o apoio de vinho Casal Garcia, Mercadinhos São Luiz,  Queijaria Laguna, Harald, Campo Verde e Granja Regina.

Programação

Um coquetel para empresários do setor gastronômico abrirá a programação no dia 25. Nos dias 26 e 27, das 14h às 18h, acontecerão aulas de culinária ministradas pelos alunos nas cozinhas (básica, confeitaria e panificação). O público poderá fazer até três oficinas por dia, sendo cada uma entre 45 minutos e 1 hora e 30 minutos, incluindo degustação. No total, serão 24 oficinas.

Na Cozinha-Show, com capacidade para até 40 pessoas, chefs convidados e ex-alunos irão compartilhar receitas e histórias de sucesso em seis momentos. Já no Terraço, um lounge será montado para que pesquisadores, produtores e personagens que escrevem a cultura alimentar do Estado do Ceará compartilhem suas histórias de vida e profissionais através de conversas informais organizadas com convidados do laboratório de criação para explorar suas vertentes de pesquisa.

Durante todo o evento, a Feira Gastronomia Empreendedora vai reunir 10 stands de agricultores familiares e pequenos empreendedores, entre ex-alunos e moradores da comunidade.

Sobre a Escola – Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e pesquisas, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar Gastronomia. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrições e processo seletivo. O público-alvo da escola são, preferencialmente,  jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia.

AGENDE-SE

1ª Mostra de Gastronomia e Cultura Alimentar – De 25 a 27 de novembro. Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE. Mais informações: (85) 3263-9726 | (85) 3248-8091.

25/11
Local: Terraço da EGSIDB
19h Coquetel de lançamento da I Mostra de Gastronomia e Cultura Alimentar

26/11
Local: Cozinha Show EGSIDB
14h15 Cheesecake Nordestina
Anna Paula Rezende (Laguna)
15h15 Brusquetas de Mexilhões
Kazumy Miura (Japa da Ostra)
16h15 Mar e Sertão: Munguzá de milho branco com camarão flambado na pinga e farofa de pipoca
Edilson Araújo (Hotel Gran Marquise)
17h15 Ceviche Tropical
Liliane Pereira e Georgia Navlatilova
18h Case de Sucesso (Ex-alunos): O nosso bolo mole de cada dia!
Carlos Giliard e Chef Jean Ribeiro (Hotel Brasil Tropical)
19h Chocolates Especiais
chef Rafael Barros (Harald)

Local: Cozinha Básica EGSIDB
14h30 Estrela do Mar
Alunos do turno da manhã
16h Na Palma do Ceará
Alunos do turno da manhã
17h45 Entre o sertão e o mar, há uma linha imaginária
Alunos do turno da tarde

Local: Confeitaria EGSIDB
14h Chocolate com Jerimum (Jerimousse)
Alunos do turno da manhã
15h Verrine Cearense
Alunos do turno da manhã
16h Tartelete de Castanha
Alunos do turno da manhã
17h30 Cocada de Pedra
Alunos do turno da tarde

Local: Panificação EGSIDB
14h15 Hambúrguer de Caju
Alunos do turno da manhã
15h30 Pão Sertanejo
Alunos do turno da manhã
16h45 Cajutone
Alunos do turno da manhã
17h45 Pão de Farinhada
Alunos do turno da tarde

27/11
Local: Cozinha Show EGSIDB
14h15 Case de Sucesso (Ex-alunos): Moqueca de Banana da Terra
Jaiara Souza (Nupê Café) e Monaliza Rocha (Empreededora)
15h15 Picanha Suina na manteiga de manjericão com ragú de batata doce
Marrie Anne (Lé Marché)
16h15 Plating
Élcio Nagano e Kersya Coelho
17h15 Panetones Salgados
Mauricio Santos (M. Dias Branco)
18h Case de Sucesso (Ex alunos): Camarão no coco com arroz de castanha
Regis Dirley (Empreendedor na Gastronomia)
19h Receita do Sucesso
Nayanne Capistrano (2º Lugar – Bake Off Brasil)

Local: Cozinha Básica EGSIDB
14h Fartura do Quinze
Alunos do turno da tarde
15h30 Mocororó na Quenga
Alunos do turno da noite
17h O Encontro do Rio com o Mar
Alunos do turno da noite

Local: Confeitaria EGSIDB

14h30 Pudim de Murici
Alunos do turno da tarde
15h15 Botija de Tamarindo
Alunos do turno da tarde
16h30 Cheesecake Embriagado
Alunos do turno da noite
17h30 As mil folhas do caju
Alunos do turno da noite
18h30 Capitão Doce
Alunos do turno da noite

Local: Panificação EGSIDB
14h Focaccia de Jerimum
Alunos do turno da tarde
15h Um Sonho de Tamarindo
Alunos do turno da tarde
16h Pão de Carneiro
Alunos do turno da noite
17h Pão na Quenga
Alunos do turno da noite
18h Hamburger de Caju no Pão de Tapioca
Alunos do turno da noite

 

Skip to content