Inscrições para 3 cursos nas áreas de boas práticas de manipulação e gestão acontecem no dia 7 de novembro

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) realiza no dia 8 de novembro as inscrições para três cursos básicos nas áreas de Auto Gestão e Empreendedorismo, Administração e Custos em Alimentos e Bebidas e Boas Práticas na Manipulação dos Alimentos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da Escola. No total, são 130 vagas e a seleção será por ordem de inscrição.

Os cursos, que são de curta duração, oferecem qualificação para quem busca aperfeiçoamento ou empreender na gastronomia. Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB, ressalta que os cursos básicos são oportunidades para que a comunidade tenha experiências de aprendizado na Escola, especialmente por serem mais rápidos.

Sobre a Escola – Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar Gastronomia. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrições e processo seletivo. O público-alvo da escola são, preferencialmente,  jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia. 

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE. Mais informações: (85) 3263-9726 | (85) 3248-8091.

Serviço: Inscrições Cursos básicos  

Clique aqui para se inscrever


Dia 7/11  – Inscrições nos sites:
http://gastronomiasocial.org.br/  ou instagram: https://instagram.com/escolagastronomiasocial/ – das 8h às 18h. Será válida uma inscrição por pessoa. Link direto: https://docs.google.com/forms/d/1GjpK8iPynOghSQaFl_oTA18za3TKOSqZABTx7247ZMQ/

 

 

Dia 8/11 – a partir das 17h – Divulgação dos selecionados por ordem de inscrição e da lista de espera. Os inscritos selecionados e os que ficaram na lista de espera devem comparecer no primeiro dia do curso para o qual se inscreveram. Caso os inscritos não compareçam, as vagas remanescentes serão repassadas para quem está na lista de espera. 

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE. Mais informações: (85) 3248-8091.

OS CURSOS

Administração e Custos em Alimentos e Bebidas (20h)

Capacitar o aluno para aplicar ferramentas de gestão na elaboração dos processos de controle no planejamento de empreendimentos gastronômicos. Conhecendo e aplicando métodos gerenciais de controle de vendas, compras e estoques evitando desperdícios, controle da produção, da manutenção e das finanças. 

Pré-requisitos: A partir de 18 anos, Ensino Fundamental Completo

Período: 11 a 18.11.2019

Horário: 18h – 21h30

Número de Vagas por turma: 20 vagas

 

Boas Práticas na Manipulação dos Alimentos (20h)

Possibilita ao participante os conhecimentos sobre Programa de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) de acordo com a legislação sanitária vigente, utilizando técnicas de higiene pessoal, de equipamentos móveis e utensílios, controle integrado de pragas, qualidade da água e critérios de segurança no preparo de alimentos, desde o recebimento de matérias primas até a sua distribuição para consumo.

Pré-requisitos: Profissionais que atuam ou que pretendem atuar em qualquer estabelecimento do segmento de alimentação, tais como: cozinheiros, auxiliares de cozinha, copeiras; proprietários e gerentes de empresas de alimentos; técnicos de nutrição e de alimentos; entre outros.

Período: 11 a 18.11.2019

Horário: 8h30 – 12h30

Número de Vagas por turma: 20 vagas

Auto Gestão e Empreendedorismo (20h)

O curso tem como prioridade descobrir os pontos chaves para o desenvolvimento pessoal e profissional do nosso aluno e futuro confeiteiro. O participante aprende a usar o potencial humano de forma mais eficaz e assertiva, trazendo autonomia e tranquilidade para uma melhor gestão, com responsabilidade e comprometimento, gerando assim, mudanças em sua vida, acabando com as limitações e os bloqueios individuais que impedem o desenvolvimento pessoal e profissional com auto aprimoramento da pessoa em sua vida; empatia e respeito, melhor comunicação e desenvolvimento de liderança.

Pré-requisitos: A partir de 17 anos, Ensino Fundamental completo

Período: 18 a 22.11.2019

Horário:  18h – 21h30

Número de Vagas por turma: 20 vagas

 

Skip to content