As inscrições para 5 cursos nas áreas de confeitaria, panificação e saladas acontecerão presencialmente uma hora antes de cada formação

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) realiza entre os dias 9 e 13 de setembro cursos básicos de curta duração em Gastronomia, nas áreas de cozinha, confeitaria e panificação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente na Escola, uma hora antes de cada curso. No total, são 100 vagas e a seleção será por ordem de chegada.

Sobre a Escola – Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar Gastronomia. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrições e processo seletivo. O público-alvo da escola são, preferencialmente,  jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia.

 Serviço: Cursos básicos – Setembro – 2019

Inscrições: dias 9, 10 e 11 de setembro, de acordo com a disponibilidade dos cursos. Conferir programação abaixo. É necessário trazer documento com foto. Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE. Mais informações: (85) 3248-8091.

 

Cursos Básicos (Agenda – Setembro/2019)

Pães Artesanais (8h)

Aprenda novas técnicas de elaboração e preparação de diversos tipos de massas para pães, utilizando  técnicas de fermentação e sova com valorização do trabalho artesanal na elaboração e preparação de pães, realizando a aplicação de fichas técnicas de custo e precificação, bem como a utilização das normas de boas práticas na manipulação de alimentos.

Pré-requisitos:  A partir de 17 anos, Ensino Fundamental incompleto

Período: 09. e 10.09.2019    Horário: 13h30 – 17h

Número de Vagas por turma: 20 vagas

 

Panificação com Fermentação Natural (12h)

Aprenda as técnicas básicas utilizadas na panificação com fermentação natural, trabalhando com as massas doces e salgadas, desenvolvendo as técnicas de preparação do levain e sova na preparação de diversos tipos de pães, com a utilização de ingredientes que valorizam a nossa gastronomia regional.

Pré-requisitos: A partir de 17 anos, Ensino Fundamental Completo
Período: 11 a 13.09.2019         Horário: 13h30 – 17h

Número de Vagas por turma: 20 vagas

Sobremesas Clássicas (12h)

Aprenda a trabalhar com as técnicas de preparação de sobremesas clássicos da confeitaria,  na preparação de massas, decoração e recheios.

Pré-requisitos:  A partir de 17 anos, Ensino Fundamental incompleto

Período: 10 a 12.09.2019     Horário: 13h30 – 17h

Número de Vagas por turma: 20 vagas

Chocolates: Técnicas e Aplicações (12h)

Neste curso o participante irá adquirir conhecimentos e habilidades na utilização do uso de chocolates em sobremesas, bombons, esculturas, doces, bolos e tortas, aplicando técnicas adequadas de temperagem e manipulação de chocolates fracionados, coberturas e nobre, além dos princípios básicos de higiene na manipulação de alimentos, padronização de pesos e medidas.

Pré-requisitos:  A partir de 17 anos, Ensino Fundamental incompleto

Período: 10 a 12.09.2019 Horário: 8h3 – 12h

Número de Vagas por turma: 20 vagas

Saladas e Molhos (12h)

Neste curso o participante ira adquirir conhecimentos e habilidades na preparação de saladas e molhos, aplicando técnicas  adequadas a cada elaboração, além dos princípios básicos da cozinha como higiene na manipulação de alimentos, padronização de pesos e medidas e melhor aproveitamento dos ingredientes. 

Pré-requisitos: 17 anos, Ensino Fundamental completo

Período: 10 a 12.09.2019 Horário: 18h – 21h30

Número de Vagas por turma: 20 vagas

 

Skip to content