Cozinhas comunitárias de diferentes bairros de Fortaleza iniciam produção de marmitas nesta sexta-feira (16), Dia Mundial da Alimentação 


No Dia Mundial da Alimentação, 16, mais de 70 iniciativas espalhadas pelo Brasil se preparam para realizar um grande “marmitaço” neste fim de semana, dias 17 e 18. As atividades que fazem parte da campanha “Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome” têm em Fortaleza a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco como ponto de apoio. A Instituição da Secult Ceará, gerida pelo IDM, já iniciou nesta sexta-feira a produção de 1000 marmitas para serem distribuídas neste sábado. Moradores do Vicente Pinzón, Castelo Encantado, Titanzinho, Praia do Futuro, Castelão, Tancredo Neves e Centro estarão entre os beneficiados.

Os menus variam entre bife acebolado, frango ao molho, cozido bovino com macaxeira, carne sol com os acompanhamentos tradicionais como arroz, feijão, farofa de cuscuz e salada. Para o preparo, professores e monitores da Escola estão trabalhando em parceria com voluntários de nove cozinhas comunitárias.

Desde o dia 12, a campanha vem promovendo uma série de conferências virtuais e estratégicas sobre a superação da fome no Brasil. Expondo as complexidades do modelo produtivo atual, os encontros apresentaram as possibilidades sistemas agroalimentares contemporâneos. A programação segue nos dias 17 e 18 de outubro, em diversas cidade do país com a distribuição de refeições e alimentos.

 

“Convivemos com a fome e não podemos tornar isso normal. Uma campanha como essa, nos alerta, nos faz pensar e agir pelo fim dessa miséria humana. Sendo de fundamental importância o engajamento de quem tem o “privilégio” de comer todos os dias nessa ação e na construção de políticas públicas que resolvam de uma vez por todas essa questão. Enquanto tiver um ser humano com fome, não podemos descansar”, afirma Lina Luz, coordenadora de Cultura Alimentar e Gastronomia Social.

A Campanha

“Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome”, nome inspirado na música “Gente” de Caetano Veloso, é uma campanha permanente para a erradicação da fome no Brasil, coordenada pelo Coletivo Banquetaço e que tem como articuladores e porta-vozes Adriana Salay (pesquisadora da USP e coordenadora do projeto Quebrada Alimentada), Carla Bueno (engenheira agrônoma e integrante do setor de produção do MST), Fabiana Sanches Urbal (SlowFoodBrasil), FábioPaes (SEFRAS), LeilaD (RedeSustenta), Marie France Henry (Diversidade à Mesa), Patty Durães (O Amor Agradece), Simone Gomes (CAE-SP) e Susana Prizendt (Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida e Muda-SP).

Sobre a Escola

Instituição da Secult Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar Gastronomia. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrição e processo seletivo. O público-alvo preferencial da escola é formado por jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia.

SERVIÇO:

Marmitaço em Fortaleza – Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome

Dia 17 de outubro – Distribuição de marmitas em oito bairros de Fortaleza. Mais informações:: (85) 99784-1948 / 99925-3812 / 3248-8091.

Associações participantes

Almoço

Casa do Menor – São Miguel Arcanjo – Castelão

Restaurante A Quitanda – Benfica/Centro

GAMAC – Grupo de Apoio e Mensagem ao Adolescente Cearense – Vicente Pinzon

Associação Morro da Vitoria – Vicente Pinzon

Associação Arte e Costura  – Castelo Encantado

Associação de Jovens do Vicente Pinzon – Titanzinho

Jantar

ONG  AMAIS – Mais amor e mais paz – Tancredo Neves

EvangelizAção – Comunidade das Nações  – Moradores de Rua – Produção (Lagoa Redonda/ entrega Centro)

Associação Raízes da Praia- Praia do Futuro

Skip to content