As inscrições são gratuitas e por ordem de chegada antes de cada dia do evento

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), realiza em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais da Unifor, nos dias 30 e 31 de outubro, o 1º Encontro de Cultura Alimentar e Direitos Intelectuais. Fabiano Piúba, secretário de Cultura do Governo do Estado do Ceará; Humberto Cunha, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais (GEPDC) da Unifor  e Benedetta Ubertazzi, consultora da Unesco e professora de Direito Europeu da Universidade de Milão estão entre os palestrantes confirmados.

Introdução à Propriedade Intelectual na área da gastronomia, Patrimônio Cultural, Cultura Alimentar e Direito Intelectual e Comunidades Indígenas: Cultura Alimentar e Propriedade Intelectual são alguns dos temas a serem abordados pelos convidados.

A programação aberta ao público contará ainda com a palestra “Introdução à Propriedade Intelectual na área da gastronomia” proferida por  Nichollas Alem, fundador e presidente do Instituto de Direito, Economia Criativa e Artes. Advogado atuante nas áreas de Direito da Inovação Tecnológica. Em outro momento, uma palestra tratará da Regulamentação de Novos Produtos  Alimentícios com a participação de Leonardo Andrade (Companhia dos Fermentados) e Rodolfo Villar (Projeto A.mar), que são mentores de pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia da Escola. Fabiano Piúba, secretário de Cultura do Governo do Estado do Ceará falará sobre  Políticas Públicas e o Fomento à Pesquisa.

“No Laboratório, os pesquisadores desenvolvem produtos artesanais que promovem a cultura alimentar cearense, sendo necessário promover uma discussão em torno das regulamentações de novos produtos, propriedade intelectual, direito autoral e patrimônio imaterial”, afirma Vanessa Moreira, coordenadora do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia. Ela ressalta ainda que também é uma oportunidade para que pequenos produtores tenham acesso a informações relacionadas às regulamentações da Anvisa e do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

O Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia –  Espaço de experimentação e pesquisa de desenvolvimento de produtos gastronômicos e tecnologias sociais que valorizem a cultura alimentar cearense. O Laboratório funciona em regime de imersão, por meio de processos formativos desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas e pesquisas de campo.

Sobre a Escola – Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e pesquisas, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar Gastronomia. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrições e processo seletivo. O público-alvo da escola são, preferencialmente,  jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia.

AGENDE-SE – 1º Encontro de Cultura Alimentar e Direitos Intelectuais

Dias 30 e 31, a partir das 9h, na Cozinha Show da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco. Inscrição gratuita por ordem de chegada. Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE. Mais informações: (85) 3458-3358 | (85) 3263-4596.

Programação 

Dia 30

Das 9h às 12h30 – Cozinha Show – Escola de Gastronomia Social

9h30 Aula Magna – Patrimônio Cultural, Cultura Alimentar e Direitos Intelectuais

Convidados – Prof. Humberto Cunha (Advogado da União e Professor do PPG-Direito da Universidade de Fortaleza) e Benedetta Ubertazzi (Consultora da Unesco e Professora de Direito Europeu da Universidade de Milão – Bicocca)

10h30 – Palestra – Comunidades Indígenas, Cultura Alimentar e Propriedade Intelectual

Convidada – Luciana Nóbrega (Indigenista especializada na FUNAI, mestre em Direito – UFC)

11h30 – Palestra – Políticas Públicas e o Fomento à Pesquisa

Convidado – Fabiano Piúba (Secretário de Cultura do Governo do Estado do Ceará)

Dia 31

Das 9h às 12h – Cozinha Show – Escola de Gastronomia Social

9h15 – Palestra – Introdução à Propriedade Intelectual na área da gastronomia

Convidado – Nichollas Alem (Fundador e Presidente do Instituto de Direito, Economia Criativa e Artes. Advogado atuante nas áreas de Direito da Inovação Tecnológica)

11h – Palestra – Regulamentação de Novos Produtos Alimentícios

Convidados – Leonardo Andrade (Companhia dos Fermentados) e Rodolfo Villar (Projeto A.mar)

Skip to content