A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco é um centro de pensamento, inovação, experimentação e de produção de conhecimento sobre gastronomia e cultura alimentar. Localizada no nordeste do Brasil, tem sede em Fortaleza, Ceará. Com um programa de formação amplo e transversal, pioneiro na história das políticas públicas do país, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco integra uma série de ações no campo da cultura, economia criativa, juventude e turismo do Governo do Estado do Ceará complementando, em especial, as atividades da Escola de Hospitalidade: Hotelaria e Gastronomia Estação das Artes (a ser inaugurada em 2019).

“A escola tem o objetivo de oferecer formações gratuitas que estimulam o protagonismo cultural e social de jovens, homens e mulheres por meio da gastronomia.”

Capitaneada pelo Instituto Dragão do Mar, com recursos da Secretaria da Cultura, a escola tem o objetivo de oferecer formações gratuitas que estimulam o protagonismo cultural e social de jovens, homens e mulheres por meio da gastronomia.
O programa pedagógico está situado no campo da cultura alimentar brasileira e propõe percursos formativos em confeitaria, panificação e fundamentos da cozinha, a partir da oferta gratuita de cursos básicos, cursos profissionalizantes e laboratórios de criação.

Com capacidade para receber até 5 mil matrículas por ano, a escola dispõe das mais avançadas infraestruturas de equipamentos do país, formadas por cozinha-show, cozinha de panificação, cozinha de confeitaria, cozinha para fundamentos da cozinha, biblioteca, laboratório de informática, salas de aula teóricas, terraço de eventos e restaurante de finalização.

Em cada espaço, encontram-se equipamentos, mobiliários,  utensílios básicos e insumos para o desenvolvimento das competências previstas no cursos.

A NOSSA HISTÓRIA

Inaugurada no dia 29 de junho de 2018, pelo governador Camilo Santana, a Escola de Gastronomia Social é fruto de uma parceria entre o setor público e o setor privado. O Governo do Estado do Ceará é o responsável pela manutenção e custeio de atividades finalísticas. Após concessão do terreno por parte da prefeitura, o Grupo M. Dias Branco realizou a construção do prédio e a compra de equipamentos, doados ao Governo do Ceará.Em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o Instituto Dragão do Mar é a organização social responsável pela concepção e gestão da Escola, iniciativa inspirada na experiência da Porto Iracema das Artes, Escola de criação e formação do Ceará.

A Escola de Gastronomia Social integra o projeto de requalificação do Morro Santa Terezinha, no bairro do Mucuripe.

CULTURA ALIMENTAR DO CEARÁ

A cultura alimentar é um traço identitário de um povo. É o conjunto de práticas e saberes históricos, culturais, ambientais e territoriais relacionadas à sua alimentação. Compreende todo o processo que vai do cultivo ao descarte dos alimentos.

No Ceará, do litoral ao sertão, passando pelas serras, esse traço identitário se revela em diversas técnicas de produção, extração e escolha dos insumos. Nos utensílios, modos de fazer, conservar, beneficiar, aproveitar e reutilizar os alimentos.

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco tem o papel fundamental de reunir, organizar, interpretar e difundir a cultura alimentar do Ceará.

A Escola de Gastronomia Social integra o projeto urbanização do Morro Santa Terezinha, no bairro do Mucuripe, território de alta vulnerabilidade social, sobretudo para os jovens. Desde a sua concepção se propõe assume o papel de influenciar positivamente essas populações, gerando novas perspectivas de vida e oportunidades concretas de formação e trabalho.

“No Ceará, do litoral ao sertão, passando pelas serras, esse traço identitário se revela em diversas técnicas de produção, extração e escolha dos insumos.”

GASTRONOMIA SOCIAL

“(…)os alunos são estimulados a assumir o protagonismo cultural e social de suas vidas e, consequentemente, impactar todo o ecossistema cultural e econômico do estado.”

O conhecimento é um instrumento de transformação individual e social. Dessa forma, o conceito-chave para compreender o propósito dessa escola é o de “Gastronomia Social”. Oferecendo novos repertórios, compartilhando sabores e saberes, desenvolvendo pesquisas, criando e experimentando processos e produtos inovadores, os alunos são estimulados a assumir o protagonismo cultural e social de suas vidas e, consequentemente, impactar todo o ecossistema cultural e econômico do estado.

Criado em 1999, o Instituto Dragão do Mar é a primeira Organização Social Cultural do Brasil. Tem como objetivo formular e executar programas e ações de formação e difusão de 10 instituições do Ceará. São elas: Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, Escola de Hotelaria e Gastronomia Estação das Artes, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Escola Porto Iracema das Artes, Centro Cultural Grande Bom Jardim, Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar, em Fortaleza; e ainda Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá, e a Vila da Música, no Crato. 

O Instituto Dragão do Mar foi criado em 1993, pelo então Secretário da Cultura do Ceará e atual Presidente do Instituto Dragão do Mar, o jornalista e antropólogo Paulo Linhares, e pelo então Governador do Estado do Ceará, Ciro Gomes.

Ao assumir a gestão da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco,  o Instituto Dragão do Mar expande seu repertório de políticas públicas para o campo específico da gastronomia social, trazendo uma expertise de mais de 20 anos ações voltadas para o desenvolvimento humano, inclusão cultural e social.

“Ao assumir a gestão da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco,  o Instituto Dragão do Mar expande seu repertório de políticas públicas para o campo específico da gastronomia social, trazendo uma expertise de mais de 20 anos ações voltadas para o desenvolvimento humano, inclusão cultural e social.”

A Escola de Gastronomia Social é uma instituição de ensino público de gastronomia, com certificação em nível básico e técnico, mantida pelo Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura.

PARCEIRO

GESTÃO

PATROCINADOR

EQUIPE DA ESCOLA

  • Selene Penaforte
    Selene Penaforte

    Superintendente da escola
    selene@gastronomiasocial.org.br

  • Paulo Linhares
    Paulo Linhares

    Presidente do Instituto Dragão do Mar
    paulo@gastronomiasocial.org.br

  • Lina Luz
    Lina Luz

    Coordenadora de formação
    lina@gastronomiasocial.org.br

  • Damaris Barros
    Damaris Barros

    Coordenadora pedagógica
    damaris@gastronomiasocial.org.br

ONDE FICA A ESCOLA?

Skip to content